quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SORRIA, ESTÃO TE OBSERVANDO...




Imagem Google - Autoria desconhecida
                                            
                        
Se começamos a reparar o comportamento das pessoas que nos cercam: sua forma de reagir às decepções e contrariedades, sua maneira de sorrir ao cumprimentar algum conhecido ou desconhecido, seu olhar ao ver uma criança passando, a maneira como aperta a nossa mão ao chegar ou ao nos serem apresentadas, sua gratidão ao receber ajuda ou um presente inesperado, poderíamos tirar muito aprendizado e conhecimento destas pessoas.

Pode parecer loucura ou arrogância o que estou a afirmar, mas estas simples observações só ratificam a célebre frase: “atitudes dizem muito mais que mil palavras”.

Por exemplo, quantas vezes já nos enganamos “rotulando” uma pessoa que acabamos de conhecer, como sendo arrogante ou fria, sem dar-lhe o benefício da dúvida, visto que não conhecemos seus hábitos e sua forma de pensar? E nem por isto deixamos de lançar-lhe nossa precipitada avaliação.

No entanto, se observarmos cuidadosamente a forma como esta pessoa olha terna e sorridentemente uma criança que passa, serelepe. Ou quando parte, em disparada, para acudir qualquer pessoa que tropeça e cai, a alguns metros de distância, mesmo que lhe seja uma completa desconhecida, então perceberemos quem ela realmente é.

Por outro lado, como confiar em uma pessoa cujo passado de infidelidades (conjugais ou fraternais), é tão numerosamente relatado, que ela mais se parece com um ser mitológico de inúmeros tentáculos? Como?

Talvez, observando sua atitude amorosa e cuidadosa, o seu olhar de comprometimento e amor, sua fidelidade aos ideais e sonhos em comum e, principalmente, a total ausência de indícios das infidelidades outrora praticadas.

Por outro lado, como perceber que aquela pessoa “certinha e perfeitinha” é uma pessoa falsa e interesseira, sempre disposta a enganar para obter benefícios em seu próprio favor? Como?

Mais uma vez digo, talvez, observando seus olhos, sempre fugidios ao fitar prolongado, sua risada cruel quando algo de ruim acontece com qualquer pessoa, sua língua sempre pronta à difamação de algo ou alguém.

Quando pararmos e confrontarmos os desfechos de muitas situações e o comportamento dos agentes causadores das mesmas (independente de seu repertório de palavras), perceberemos assustados, que as consequências eram completamente previsíveis, pois jamais nascerão maçãs de uma laranjeira.

Um grande abraço e fiquemos atentos às nossas atitudes e julgamentos, "pois com mesmo quilate que julgarmos seremos julgados"...



Um comentário: