sábado, 11 de agosto de 2012

Tempo de Romper


 



Em nossa jornada terrena, neste tempo em que usufruímos de aprendizados, conhecimentos, reconhecimentos, desafios,  amadurecimentos, declinando física e intelectualmente ao findar de nossa passagem mortal. 

Esse tempo transcorre de maneira célere e muitas vezes desafiadora, mas por estarmos envolvidos em afazeres quotidianos, não percebemos o lapso temporal que nos cerca e as consequentes mudanças ocorridas.

Nossa visão e discernimento são, muitas vezes, embotados por atitudes mecanizadas tais como: acordar, fazer a higiene pessoal, arrumar-se, beijar distraidamente filhos, pais ou cônjuge e a sair acelerados para o trabalho, escola ou para o quer que seja parte de nossa rotina diária.

O mesmo gestual mecanizado se repete durante a rotina escolar ou de trabalho. E prosseguirá repetitiva até o final do dia; quando exaustos, retornamos ao nosso tão aconchegante lar e fazemos tudo exatamente igual, todos os dias.

Me pus a poderar sobre o que nos leva a agir assim, tão superficiais e mecânicos. Qual o motivo da auto imposição de atitudes tão frívolas? Por que não romper este paradigma limitador e limitante?

Por que não agir, pelo menos algumas vezes, de maneira amorosa consigo mesmo e com os que nos são tão caros? 

Sempre reparamos na impessoalidade e na distância dos relacionamentos alheios, sem nos darmos conta que os nossos seguem o mesmo caminho. 

O mais complicado de tudo é que não percebemos onde residem as falhas acionadoras das atitudes mecânicas e impessoais. 

É de suma importância, iniciarmos a inserção de atitudes diferenciadas, buscando estreitar e harmonizar os laços e os relacionamentos.

Sempre é tempo de romper com fatos e atitudes limitadores, que afastam pessoas que se amam, tais como amigos, irmãos, filhos, pais e cônjuges, ansiosos por serem reconhecidos por sua importância em nossas vidas e que desejam (muitas vezes não tão secretamente) que demonstremos nosso amor, respeito e consideração por eles.

É tempo de romper a rotina e buscar a harmonia em nossos relacionamentos.


2 comentários:

  1. Solange,

    É tempo de mudanças, porém, o importante é saber o tipo de mudança que deve acontecer, para que não haja a piora em algum aspecto da nossa vida. Podemos sempre acreditar que podemos ser um pouco melhores, basta apenas querer.

    Um grande beijo,

    Pedro Menuchelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, todas as mudanças geram algum tipo de atrito ou desconforto. O importante é avaliar, para então decidir, se os benefícios da mudança suplantarão os desconfortos gerados por ela. Um grande beijo. Sol

      Excluir