segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A QUEM CULPAR?

(Imagem Google - Autoria Desconhecida)




É fato que as pessoas culpam  as religiões,  regras  e mandamentos por seus desenganos e "erros". 

Se não existissem regras, o mundo seria um "caos" onde todos poderiam tudo; ninguém respeitaria ninguém. 

Sem  regras instituídas, a culpa seria ausente.

Em minha opinião, as regras e mandamentos existem para nos proteger de nós mesmos e dos desmandos alheios. 

Se entendermos (religiosos ou não) que sempre existirão regras para todas as coisas e que quebrá-las é uma opção pessoal, que  gerará consequências, dentre elas a culpa, o arrependimento ou ainda sanções legais.

No caso de sermos fraternos, partiremos para restituir a quem prejudicamos, mas se formos egoístas a ponto de mantermos atitudes de desobediência, atendendo à nossa satisfação pessoal, seria o caso de sentirmo-nos vitoriosos, por mantermos o que achamos justo, independente da regra vigente. 

Imaginem-se dirigindo a 100km/h em uma estrada que pede 60km/h. De repente você avista uma carreta na contramão e que bate de frente no teu carro? Quem está errado?  


Se não existissem regras, todos estariam certos, pois não haveria limite de velocidade e muito menos contramão...Portanto, regras e mandamentos são necessários e o mais seguro seria segui-los, para evitarmos dores, arrependimentos e culpas.

As pessoas anseiam ausência de diretrizes e leis, para que possam agir de acordo com suas consciências;  sem o medo de punições ou culpas por estarem indo de encontro com o que lhes foi ensinado ou imputado desde a infância.

Todos  temos o poder  de decisão, temos o arbítrio, que nos permite escolher isto ou aquilo, mas sem deixar de lembrar que cada escolha traz consigo consequências. 

Portanto, não são os mandamentos que nos atormentam ou culpam, somos nós mesmos, que por medo, decidimos fazer coisas diferentes  do  que nossa consciência dita, apenas para  "posarmos de politicamente corretos", tanto na vida religiosa, quanto familiar ou social.

As regras, leis e mandamentos são diretrizes e não devem ser encarados como correntes que mutilarão nossas decisões pessoais.

A covardia e o medo é que nos aprisionam, pois se entendermos e aceitarmos determinada diretriz ou mandamento, o seguiremos  sem nos sentirmos "tolhidos" por cumpri-lo ou arrependidos se decidirmos "desobedecer"

Tendemos, todos, a fantasiar uma vida perfeita, sem culpas, medos, problemas ou questionamentos; mas sendo humanos,  imperfeitos e em eterno aprendizado sempre estaremos em dúvida quanto ao caminho a ser seguido (se o do coração ou se o das regras instituídas).

Sempre teremos escolhas, mas certamente sempre restará a culpa ou o arrependimento pelo que fazemos ou deixamos de fazer.

Bom início de semana!

2 comentários:

  1. o ser humano tem mania de perfeição, por isso sempre tenderá ao sentimento de culpa.O que devemos fazer é tentar viver em paz e harmonia com aqueles que nos cercam, saber pedir perdão(por si mesmo, sm que seja porque alguém te alertou ou chamou a atenção para tal fato)saber perdoar,ajudar quando prcisarem,ser companheiro(a),estar junto de alguma forma nos momentos dificeis, compartilhar os bons momentos e etc...bom texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber perdoar é um dons divinos que herdamos. Mas posamos de Deus, quando ao perdoarmos ainda continuamos a julgar ou lembrar rancorosamente os fatos, isto denota que o perdão foi da boca pra fora... bjks

      Excluir