quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O AMOR E SUAS NUANCES



(Imagem do Google - Autoria Desconhecida)






Apesar de demonstrar que compreendemos acerca de relacionamentos,  a teoria é perfeita, mas a aplicação, na prática, é um pouco mais complicada.

É verdade que o  lado racional, suplanta o emocional, na maioria das vezes, mas quando o assunto é relacionamento afetivo homem x mulher, as coisas não são tão simples assim; pois a emoção tem o dom magnifico de embotar a visão, mascarando o verdadeiro caráter das pessoas e suas reais intenções.

Em nossa busca desesperada pelo "par perfeito", "alma gêmea" ou seja  lá como se chame, aplicamos aquelas "baboseiras" dos contos de fadas, esperando a perfeição de um príncipe (ou princesa) encantado(a), que nunca virá, simplesmente porque só existe em nossa fértil imaginação. 

O que de fato existe são homens e mulheres falhos e imperfeitos. No entanto, esperamos do outro muito mais do que ele(a) pode nos dar ou que somos capazes de compartilhar.

Por outro lado, pergunto: onde está o amor próprio de quem se submete a um amor pela metade ou sem comprometimento? 

Como é possível se amar alguém, se nem sequer se ama e se respeita, a ponto de aceitar as "migalhas" do amor de quem não está disposto(a) ao menor sacrifício pelo relacionamento? 

O amor tem várias nuances; é importante que amemos ao nosso próximo, mas é dito que "amemos ao nosso próximo, como a nós mesmos"...

Se entendermos que nenhum de nós é capaz de suprir o “vazio universal” que habita a essência do outro, então, não julgaremos que alguém é o responsável por nossa felicidade ou sofrimento, visto que esses sentimentos só dependem de nós. 


Também não poderemos julgar que outrem dependa, única e exclusivamente de nossa presença em suas vidas para serem felizes.  Isto soaria como um "endeusamento" pessoal e não como amor.

As atitudes de desapego e abnegação, por nós esperadas, são atitudes divinas e, para ser sincera, nenhum de nós está pronto para tamanho sacrifício em nome do amor... Ou será que estaríamos?

Forte abraço.

4 comentários:

  1. Olá, querida
    "onde está o amor próprio de quem se submete a um amor pela metade ou sem comprometimento?"
    Compartilho desse pensamento também...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quantas pessoas conhecemos que estão em uma siuação assim e não sabem o que fazer? E outras que decidiram se amar primeiro e descobriram a quimera em que estavam envolvidas?
      Agradeço o comentário, querida! Vou te fazer uma "visita" tb! Bjk

      Excluir
  2. Como é possível se amar alguém, se nem sequer se ama e se respeita, a ponto de aceitar as "migalhas" do amor de quem não está disposto(a) ao menor sacrifício pelo relacionamento?

    verdade amiga...aprendi qu não existe esse tipo de amor,amor tem que ser inteiro, tem que se mostrar, nada de ser escondido, em segredo, um sentimento bonito não deve ser camuflado, não deve existir duvidas, pode até fazer bem, mas é necssário que traga felicidade e ninguém é feliz as escondidas, com consciencia pesada..enfim amor pode ser tudo menos migalhas..isso eu aprendi e o mais importante se amarem primeiro lugar, pois se vc se submete a uma situação dessas nem amor por si propria vc possui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, o amor que não for inteiro, não é amor e sim submissão de uma das partes, que se mutila, aniquila, aceitando o que "é oferecido"... O primeiro amor tem que ser por si mesmo. O dia em entendermos (homens e mulheres) que somos flhos amadíssimos de um Pai Eterno e que temos valor, saberemos entender as Nuances do Amor... bjk

      Excluir